Alternativa e Ativo

POsto de Combustíveis

Posto de combustíveis: é possível pagar menos impostos?

Sabemos que não é novidade que 50% do valor da nossa gasolina é resumido em imposto, ou seja, metade do valor pago pelo combustível nada mais é do que tributação. Em outras palavras, essa alta dos preços prejudica bastante os empresários e, consequentemente, afeta o consumidor, pois é inevitável que esse valor deixe de ser repassado a ele.

Contudo, em meio às altas dos preços e instabilidade econômica diante do cenário que estamos vivendo, é possível fazer uso de processos para aliviar os custos, tendo como foco um planejamento tributário, com o intuito de pagar menos impostos.

Continue com a leitura para saber mais sobre a redução de custos com tributos do seu posto de combustível.

É possível pagar menos impostos em postos de combustíveis?

A resposta é sim. Embora o sistema tributário brasileiro seja um pouco complexo, existem formas legais para reduzir os impactos causados pela tributação em cima do seu negócio.

A primeira é contar com uma empresa especializada no segmento, como a Alternativa & Ativo, com uma equipe de profissionais com foco na parte tributária, a qual irá orientar você nos processos cabíveis e legais para que o seu posto de combustíveis pague menos contribuições.

A segunda forma é ter um planejamento tributário adequado à sua realidade, visando a gestão dos pagamentos de impostos e tributos, cujo objetivo também seja criar estratégias para a redução tributária do seu posto de combustíveis, seja por meio de pedidos de restituição, uso de benefícios fiscais e enquadramento tributário.

Importância do planejamento tributário

Infelizmente, o segmento de combustíveis é um dos que mais são impactados com a tributação e, muitas vezes, os altos valores acabam sendo repassados para a bomba. 

Impostos pagos por postos de combustíveis: 

  • ICMS: Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • Cide: Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico;
  • PIS: Programa de Integração Social;
  • Cofins: Contribuição de Financiamento de Seguridade Social.

Entretanto, alguns dos impostos acima podem apresentar dupla incidência, sendo cobrados duas vezes e de forma indevida, o que aumenta ainda mais os custos. 

Por isso, é muito importante ter a orientação de uma equipe especializada, como a da Alternativa & Ativo, para que isso não aconteça, além de se planejar para que gastos desnecessários não atrapalhem o bom andamento e faturamento do seu negócio. 

Razões para fazer o planejamento tributário 

  • Evitar a incidência de imposto

  • Reduzir valores totais recolhidos 

  • Retardar pagamentos

  • Equipe especializada e atualizado sobre o segmento 

  • Foco de atuação na parte tributária

Bom, agora que você já sabe que um bom planejamento tributário pode ajudar o seu posto de combustíveis a reduzir impostos e melhorar o faturamento, está na hora de conversar com quem realmente entende do assunto, a Alternativa & Ativo. Atuamos com planejamentos personalizados e customizados para a sua empresa.

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma conversa. 

assine nossa newsletter

Receba notícias importantes em seu e-mail