Alternativa e Ativo

Esocial

eSocial: Saiba como funciona e quais as vantagens e obrigações para sua empresa.

Com certeza o nome eSocial não deve ser estranho para você, inclusive para a sua empresa, pois é por meio dele que são enviados os dados previdenciários, tributários, fiscais e trabalhistas dos seus profissionais ao governo, certo? 

No entanto, apesar do seu uso ter se tornado obrigatório em 2018, muitos empreendedores e empresas ainda possuem dúvidas sobre seu funcionamento e regras.

Para ajudá-lo com isso, preparamos um conteúdo explicativo sobre o tema, apresentando suas vantagens, funcionamento e muito mais.  

eSocial: o que é?

O eSocial é uma iniciativa da Receita Federal, Caixa Econômica, INSS e Ministério do Trabalho e consiste em um Sistema de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Ou seja, ele é uma plataforma on-line do governo, lançada em 2015, que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista. No entanto, ele só passou a ser obrigatório em 2018.

Além disso, sua implantação trouxe mais simplicidade em relação ao processo de admissão de colaboradores. Em vez da empresa ter que preencher várias guias, sejam elas tributárias, previdenciárias, fiscais ou trabalhistas, e entregar em canais diferentes, com a plataforma eSocial, o empregador concentra todas as informações num único sistema para cumprir a lei e manter a contratação dos seus funcionários na legalidade.

Mas como preparar a minha empresa para o eSocial?

  • Separe toda a documentação atualizada dos seus colaboradores e do seu negócio;
  • Converse com o responsável pela sua empresa para saber mais sobre quais informações devem ser declaradas;
  • Obtenha um Certificado Digital;
  • Compatibilidade de arquivos: caso você tenha contratado uma empresa de Segurança do Trabalho terceirizada, verifique se o sistema é compatível com o do eSocial.

Segurança do Trabalho e os impactos no eSocial

Com a implantação do eSocial, também se tornou obrigatória a apresentação de Laudos de Segurança do Trabalho regularizados, os quais, a partir de janeiro de 2022, devem ser emitidos por um Técnico de Segurança do Trabalho junto a um Médico de Segurança do Trabalho.

Ou seja, empresas que buscam se destacar no mercado devem adotar métodos preventivos que visem aumentar a qualidade de vida dos seus profissionais, evitando assim acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, O resultado: o aumento na produtividade e motivação da equipe.

Desta forma, caso a empresa não apresente todos os laudos exigidos e de forma regularizada, ela poderá ser penalizada. Além disso, na plataforma do eSocial também será necessário informar os eventos de Segurança e Saúde do Trabalho, independente do grau de risco e da área de atuação.

Evite multas, procure ajuda especializada

Procure providenciar os laudos necessários, pois, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, todas as informações contidas neles deverão estar no eSocial.

Portanto, caso você precise de profissional para ajudar a sua empresa na hora da elaboração dos laudos técnicos relacionados à segurança do trabalho, fale com a Alternativa & Ativo Contabilidade. Iremos auxiliá-lo nesse processo para que você possa manter a documentação da sua empresa em dia e com o suporte de um profissional especializado, evitando assim penalizações para o seu negócio.

E, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o eSocial e seu funcionamento, converse com a Alternativa & Ativo Contabilidade. Será um prazer atendê-lo.

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